quarta-feira, 28 de outubro de 2009

hakuna matata

hakuna matata - (Texto publicado na Revista Make up 3º edição)

Hakuna matata é filosofia de desenho infantil, porém seria ótimo se muitos adultos prestassem atenção em nossos sábios amiguinhos Timão e Pumba.
Não que eu ache que devemos todos esquecer os problemas, como sugeri a musica, mas não devemos dar a eles maior importância do que devem ter, e principalmente, não devemos criá-los.
Hakuna matata aparece então como uma versão moderna do "carpe diem", vivamos a vida leve, simples e plena.
É obvio que nunca teremos tudo que queremos, até porque este nosso mundinho capitalista nos faz querer ter cada vez mais coisas, é também obvio que problemas em nossas vidas sempre irão existir. E então se não tentarmos hakuma matatizar as coisas ficaremos um tanto quanto frustrados, correto?
O que importa é dar valor as coisas que são realmente importante; e já dizia a cativante raposa, amiga do pequeno príncipe: “O essencial é invisível aos olhos” então, assim sendo, deveríamos fechar os olhos para tudo que grita nossa atenção o dia inteiro e deixar que nosso coração nos mostre o que é essencial.
E isto não é uma tarefa árdua ou difícil, estamos apenas um pouco enferrujados, pois nossas obrigações de adultos tendem a nos cegar do que realmente é essencial para nossos corações.
Para desenferrujar, experimente observar uma criança, notaras que ao ser contrariada, a criança irá ficar chateada, provavelmente irá chorar e extravasar seus sentimentos, porem logo em seguida ela perceberá outras coisas que estão ao seu redor, pode ser um senhor simpático que passou por ela e fez careta, pode ser uma borboleta que pousou ali por perto ou uma nuvem no céu que se parece com um cachorro. O fato é que talvez devamos ser mais crianças, desviar a atenção e reanimar. Tombos todos nós teremos, erros todos nós cometeremos, mas teremos também a forca para continuar a caminhada, olhando para o alto e observando as nuvens em formas de cachorro, nos permitindo admirar a borboleta que pousou por perto e sem deixar passar despercebido a careta do senhor simpático.
É só isso, simples assim, basta treinar. HAKUNA MATATA

Um comentário: